Um processo adequado de solução de um problema requer, antes de tudo, o reconhecimento do seu grau de complexidade.
Planejar o momento mais propício para realizar as intervenções de manutenção é uma tarefa complexa e que dificulta a implantação de avaliações sistematizadas que possam determinar ações estratégicas visando a melhoria dos serviços. As concessionárias têm que lidar com aspectos relacionados à indústria da energia elétrica, em que a indisponibilidade de equipamentos impacta fortemente em seus resultados e interfere na operação do Sistema Elétrico Nacional. O problema possui diversas dimensões tais como: a gestão das capacidades técnicas e logísticas das diversas equipes de manutenção, a supervisão da disponibilidade e confiabilidade dos equipamentos dentro certos índices e o controle das perdas e custos financeiros decorrentes dos processos de manutenção. Com efeito, uma má coordenação das atividades de manutenção implica em altas taxas de falhas de equipamentos e em redução da receita operacional devido a descontos legais.
A Receita anual permitida das empresas de transmissão no ciclo 2022 – 2023 superou o montante de R$ 40 bilhões no Brasil. Entretanto, parte relevante dessa receita paga para remunerar a atividade é perdida através descontos legais devido à indisponibilidade de equipamentos dessas companhias (1% a 5% desta rubrica dependendo da concessionária). Estima-se um prejuízo anual superior a R$ 1 bilhão para todo o setor da transmissão
Assim, as áreas de manutenção das concessionárias de energia elétrica passaram a ter um lugar de destaque, sendo cada vez mais exigidas a responder aos desafios da boa gestão dos ativos de transmissão de sua propriedade.
Quanto à complexidade, encontrar soluções de ótima qualidade para o problema demanda um esforço computacional exponencial, que aumenta de acordo com o número de equipamentos e de períodos no horizonte de planejamento, devido ao caráter combinatorial das possíveis decisões.
Otimizar a programação de manutenção dos ativos de transmissão de energia elétrica. Objetiva-se reduzir em pelo menos 25% as perdas de recursos relacionados à execução da atividade de manutenção no setor.
Copyright © 2023 OPTTEC - Soluções Eficientes para Indústria da Eletricidade – Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por GoDaddy
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.